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Aulas à distância durante a quarentena

Aulas à distância durante a quarentena

Era apenas mais um dia em nossa rotina; alarme, café, trânsito, imprevistos, aula das crianças, atrasos para reuniões, novas mensagens apitando no celular… até que  fomos pegos de surpresa! Fomos obrigados a parar, a ficar, a nos silenciar, a não tocar, a nos acostumar com o convívio virtual onde a tecnologia se tornou o nosso único contato com o mundo. 

Nas nossas casas, de repente o quarto virou uma sala de aula, a parede virou um mural, o quadro de anotação na geladeira virou uma lousa e, por aí, foram as transformações criativas para nos adequarmos à nossa nova realidade imposta por uma ameaça invisível e desconhecida; um vírus. 

O mundo parou devido ao novo coronavírus – Covid-19. A rotina em escolas, cursos e atendimentos individuais foram totalmente alteradas, fazendo com que os profissionais se reinventassem e criassem alternativas para se adequar à essa nova realidade. Para isso, muitos tiveram que manter as aulas e seus atendimentos à distância através das plataformas digitais. Estavam todos, crianças, profissionais e pais diante de um novo cenário, de adaptação e grandes desafios.

Para fazer essa nova dinâmica funcionar, requer muito mais atenção do aluno e muito mais recursos do profissional do outro lado. Além do pleno conhecimento do assunto a ser abordado, o mesmo terá de pensar em estratégias e ferramentas para definir a melhor forma de transmitir ideias e passar conhecimentos.

Como otimizar a aula ou o atendimento?

Procure um lugar quieto, com privacidade;

Certifique-se que a internet está funcionando adequadamente;

Certifique-se de que possui todos os materiais necessários;

Use fone de ouvido para melhorar a audição e consequentemente a atenção; 

Garanta que o áudio esteja funcionando adequadamente (é sempre bom testar antes).

E o cenário?

Diante à situação todos têm que improvisar e fazer o melhor com o que já se tem. O essencial é ter uma boa iluminação, se não for possível ser natural garanta algum equipamento de luz.  Uma imagem escura dificulta a visualização, impossibilitando assim o aprendizado. Opte por ambientes mais limpos, claros e neutros a fim de minimizar qualquer distração visual. 

Como tornar este momento efetivo?

Peça para as crianças/pacientes/alunos não desligarem suas câmeras, pois o contato visual é muito importante durante esse tempo, pois já que não há o contato presencial, essa observação visual irá permitir ao profissional colher indícios para intervir quando necessário.

Peça para desligarem o áudio enquanto o profissional estiver falando, pois evita interferências sonoras.  

No caso de aula/atendimento em grupo, garanta que todos serão ouvidos. Utilize recursos visuais, como placas vermelhas para quem quiser falar, ou verdes, caso a resposta para uma pergunta seja afirmativa, por exemplo, para garantir a interação e a participação de todos.

Deixe suas expectativas bem claras desde o começo, seja com um roteiro pré estabelecido ou uma lista das atividades que serão feitas.

Convide um participante para resumir ou repetir o que foi ensinado, a fim de solidificar o conhecimento transmitido, alternando o locutor e dinamizando a aula/atendimento.

Convide o seu aluno/paciente para compartilhar seu espaço, seus pertences com você. Mostrar a casa, seu brinquedo favorito, ou seu cantinho mais aconchegante.

Dê feedback constante e convide os participantes a fazerem o mesmo. 

Como despertar o interesse através das atividades?

O ideal é que o tempo seja administrado com dinamismo, atividades curtas e variadas. As atividades atrás de uma tela tendem a se tornar mais monótonas e cansativas. 

As atividades devem ser planejadas de acordo com o público e sua faixa etária, a fim de adequar a comunicação, falando a mesma língua e despertando o interesse dos alunos.

Proponha desafios no início ou no final da aula/atendimento. 

Faça jogos como: Stop, Charada, Quem Sou Eu, Desenho às Cegas (um dá as instruções oralmente e o outro tem que segui-las), Cara a Cara (se os dois tiverem o jogo), Mímica, Forca, etc.

Comece com uma atividade de foco e atenção, algo para trazer presença para aquele momento: jogo dos erros, imagens de ilusão de ótica, “brain teasers”, enigmas. etc.

Tenha atividades extras e materiais alternativos para utilizar como plano B, caso alguma atividade planejada não funcione como previsto.

Diante disso, o que esperar?

A situação é nova e desconhecida para todos, portanto não espere que tenhamos respostas para todas as perguntas.  Ninguém sabe quanto tempo esta situação vai durar, nem qual será o impacto de tudo isso. Não podemos prever como será o resultado dessa nova experiência, se não vivenciarmos o momento e passarmos juntos pelo processo de aprendizado. O importante é não desistir diante dos desafios e acreditar que estamos fazendo o nosso melhor diante do que a vida está nos propondo. Precisamos ser pacientes e viver cada dia de uma vez!

<strong><em>Andrea Fernandez - Psicopedagoga</em></strong>
Andrea Fernandez – Psicopedagoga


Psicopedagoga e fundadora do Espaço Midful, com pós graduação em Neuroeducação atua há 20 anos na área de Educação. Já teve sua própria escola de idiomas para crianças e adolescentes, onde desenvolveu o currículo escolar e coordenou grupos de treinamento de professores. Trabalhou em escola internacional por 13 anos onde participou da implementação e desenvolvimento do currículo do IB – International Baccalaureate e coordenou projetos sociais.


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